

As pessoas costumam pensar que copywriting e redação publicitária são a mesma coisa. Só que não são. A diferença começa pelo embasamento dos dados colhidos e pelo uso de gatilhos mentais. Se você quer saber tudo sobre o que é copy, melhor ler este texto agora mesmo. Na tradução, copywriting é redação publicitária.
Só que no marketing digital, isto está mais para redação de marketing, já que estamos falando de um conteúdo totalmente focado na conversão de vendas de um produto ou serviço.
Na forma mais simples de explicar o que é copywriting (ou copy), encontramos algo que diz que é o uso de palavras corretas para se comunicar com um determinado público e engajá-lo para uma tomada de decisão.
E, acredite, para isso escrever bem não basta é preciso conhecer alguns conceitos sobre o tema.
Abaixo, listamos 5 técnicas que são muitíssimos importantes para quem está criando conteúdos copy focados na conversão.
– E no final do artigo temos um bônus: como criar um conteúdo copy atraente?
Muito resumidamente, separamos alguns deles para você entender do que estamos falando.
Reciprocidade – é a tendência de retribuir favores (é um troca),
Coerência – quando você se propõe a pagar por algo se o cliente não gostar,
Prova Social – é uma tendência que segue o comportamento de outras pessoas,
Autoridade – é outro gatilho porque nos faz confiar naqueles mais “experientes”,
Escassez – mostra que tudo é que raro ou está acabando é valioso.
Essas são algumas ideias de gatilhos mentais que fazem com que nossos públicos comecem a agir de forma mais automática, mais emotiva.