

O intuito da otimização on page é fazer com que uma pessoa encontre um determinado conteúdo do seu site quando ela pesquisar por uma palavra chave.
É importante ter em mente que se você tem um site em um determinado nicho, não adianta ter um bom SEO on page em um conteúdo que não tem nada a ver com o seu mercado. Um fator que possui uma correlação positiva com o resultado on page de uma página é a existência de saídas de link.
Elementos da página
De um modo geral, os elementos que você leva em consideração no momento de uma otimização de uma página são os seguintes:
Title
Meta description
URL
H1, H2
Imagem alt
Densidade de palavra chave
Posicionamento de palavra chave
Link building
Tamanho do conteúdo
Palavras relacionadas
Parece muita coisa? Nada que um bom ninja não consiga lidar. Vamos entender cada um desses elementos.
Title, Meta description e URL
Esses três que compõem o SERP possuem uma profunda importância no processo de otimização on page.
Conforme falamos nesse post, esses três elementos são analisados em um primeiro momento pelo Google de modo que ele tenha uma visão geral do que a página fala.
É de suma importância que a sua palavra chave esteja presente nesses três elementos.
Muitao ninjas recomendam que inclusive no title a palavra chave seja a primeira coisa que apareça de modo a fazer com que o Google acredite que a página em questão tenha mais relevância para aquela palavra chave.
É sempre bom lembrar que essas três variáveis vão afetar não somente o seu SEO mas também o seu CTR, visto que essas serão as informações que aparecerão no Google.
H1, H2 e imagem alt
Para esses três elementos, a regra é a mesma que a do Title.
É de suma importância que a sua palavra chave apareça dentro dessas tags. Obviamente para a tag H1, isso só acontecerá uma vez.
Em relação às tags H2 e alt, o indicado é que não se passe de 2 posicionamentos da palavra chave ou de variações, visto que mais que isso o Google pode identificar como uma tentativa de SPAM.
Lembre-se, ninjas devem ser sutis.
Aqui, é válido lembrar também que a maioria das pesquisas de SEO mostram que existe uma correlação muito forte entre a qualidade de um post e a existência e uso de imagens no decorrer do conteúdo.
E quanto melhor a experiência de usuário, melhor será o retorno para o SEO.
Esse é um ponto de extrema atenção.
É importante que a sua palavra chave apareça no decorrer do seu texto algumas vezes, de modo a reafirmar para o Google a relevância do seu conteúdo para o tema.
Contudo, caso você utilize ela demasiadamente, é provável que o Google considere isso uma tática de SPAM. O google quer que você crie conteúdos pra usuários, não pra ele.
Dessa forma, a regra que normalmente utilizamos é que a densidade da palavra chave não deve passar de 2% e não deve ser menor que 0.5%.