

O SEO morreu; agora o reinado é do OC/DC. Precisamos desabafar: odiamos o termo SEO!!! Isso pode soar chocante para você, afinal, somos uma agência de marketing de conteúdo e trabalhamos diretamente com isso. Mas, nos últimos 2 anos sentimos que todo o conceito de SEO vem se transformando em algo muito parecido com o que os spams são hoje: sendo utilizados de forma pouco profissional.
As pessoas agora inserem zilhões de termos apenas para alocar seus artigos em posições de destaque nos mecanismos de busca, sendo que muitos destes termos utilizados não tem a ver com o que está sendo falado no conteúdo, entre outros métodos de burlar os algoritmos dos mecanismos de buscas.
Um grande exemplo da falta de ética dentro do nicho foi o caso do site Rap Genius, penalizado pelo Google por usar técnicas de spam para ganhar audiência em 2013 e que acabou manchando ainda mais a imagem do SEO. Por essas e por outras que declaramos oficialmente a morte do SEO. Não a prática, mas o termo.
Afinal, ficou com cara de truque para burlar as falhas técnicas dos mecanismos de busca e criando toda uma indústria especializada em otimizar websites para robôs e não para pessoas. Mas qual termo deveria tomar o seu lugar? De preferência um que defina mais precisamente pra que raios o “SEO” serve/faz. Mas o que realmente significa SEO? Converse com qualquer expert em SEO e você vai descobrir rapidamente que eles raramente se focam em apenas otimizar sites dentro dos mecanismos de busca, pois hoje isto é muito pouco, e não estamos mais em 2002 quando os robôs do Google eram facilmente levados por links espalhados na web. Pense nisso: quando você otimiza o seu site, é apenas para cumprir os parâmetros e ser amigável à busca do Google.
Suas metas e sua estratégia digital não devem estar restritas apenas à isso. Claro que para muitos sites o tráfego vindo do Google é muito importante, mas os sites recebem visitas através de muitas outras fontes: redes sociais, blogs relacionados ao mesmo assunto, e por ai vai… Os mecanismos de buscas são a única fonte valiosa de tráfego? Claro que não meu amigo! Mas ainda estamos chamando a tática de otimização de sites com tráfego orgânico de “SEO”, Search Engine Optimization (em português claro, Otimização dos Mecanismos de Buscas). Optimizing Content for Discovery and Conversion, ou OC/DC para os mais íntimos, termo recentemente criado pelo CopyBlogger, parece se encaixar melhor.