

Se você tem um blog sabe que compor um post é um trabalho bem complicado. Temos muitas coisas para pensar na hora de conceber o texto: palavras-chave, formatação, otimização para SEO e etc. Se você trabalha com blogs e marketing na Internet deve conhecer o conceito de palavra-chave. Palavras-chave são os termos que definem o seu texto e que o usuário jogará no Google para achar o seu conteúdo.
Um texto que ensina como domesticar um unicórnio terá como palavras-chave “como domesticar um unicórnio”, ou mesmo “domesticar”, “unicórnio” e variações.
Esse conceito não é estranho para quem escreve para a Internet, mas não se trata de algo único para os textos.
Pense comigo: como o Google consegue achar uma imagem em específico? É difícil para o seu algoritmo trabalhar com algo visual, por isso ele precisa de uma descrição da imagem. É aí que entra o Alt Tex, ou o Alternative Text (Texto Alternativo).
Sem uma boa utilização do Alt Text na hora de upar e utilizar imagens nos seus artigos e posts, o Google não conseguirá encontrar sua imagem na hora da pesquisa dos usuários e, portanto, você perde oportunidades de apresentar seu trabalho para novos leitores.
É importante entender aqui a diferença entre o Alt Text e o título da imagem. O título dela é o seu nome, enquanto o Alt Text é sua descrição.